quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Em Efésios 4:13 a Palavra de Deus nos diz o seguinte: “Assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo”. Aqui está o alvo de Deus para todo Cristão, isto significa crescimento em maturidade tendo Cristo como modelo. Todo novo convertido precisa ser ensinado, encorajado e apoiado para trilhar esse caminho.
No NT a palavra que melhor descreve esse processo é discipulado. Segundo Waylon Moore, no livro Multiplicando discípulos, nós encontramos 269 vezes o termo discípulo ou discipulado nos evangelhos e Atos. De um modo geral a expressão identifica uma pessoa ensinada, treinada, instruída, ou seja, com elevado grau de maturidade espiritual.
Jesus concentrou seu ministério na formação de discípulos, investiu a sua vida em doze pessoas que depois se multiplicaram em novos discípulos e alcançaram um crescimento exponencial. A principal tarefa da igreja é formar discípulos de Cristo.
Discípulos não são formados em massa mas individualmente, ou seja, um a um. Precisamos fazer isso hoje.
Deus tem trazido muitas pessoas novas para nossa igreja e trará cada vez mais se dermos conta da tarefa de apoiar no crescimento desses novos convertidos.
Para isso, cada um de nós precisa estar envolvido na formação desses novos discípulos de Cristo. O texto de Efésios 4: 11a16 nos mostra alguns dos objetivos do discipulado. Vejamos:
a) Ajudar cada pessoa a alcançar plenamente o seu potencial em Cristo, ou seja, maturidade e maior semelhança com Cristo (V.13)
b) Ajudar a desenvolver discernimento espiritual, para não ser enganado por falsos ensinamentos. E ao contrário revelar firmeza, segurança e estabilidade (V.14)
c) Ajudar a se relacionar de modo saudável no corpo de Cristo que é a Igreja, evitando expectativas irreais e alcançando plena integração através de relacionamentos profundos (V.16)
Podemos identificar facilmente algumas características do discipulado que o qualifica como a estratégia mais eficaz para a missão da igreja. Aqui estão elas:
a) Personalizado; b) Flexível; c) Profundo; d) De longo alcance; e) Bíblico e prático; f) Multiplicador; g) Universal; h) Consistente.
Ser um discipulador é o que Deus espera de mim e de você. De um modo bem simples, o que isso significa? Vamos observar:
a) Amar o discípulo e estar disponível para servi-lo em diferentes circunstâncias;
b) Alimentar o discípulo com a Palavra de Deus, aconselhamento e supervisão;
c) Proteger o discípulo, intercedendo por ele e zelando pela sua segurança;
d) Treinar o discípulo nas habilidades básicas da vida cristã como relacionamento com Deus e com as pessoas da igreja e do mundo.
Quero desafiar você a investir pelo menos duas horas, das 168 que Deus lhe dá todas as semanas, na formação de um novo discípulo de Cristo.
Deus pode contar com você?

  Pr. Daniel Santos. Apenas servo!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial