sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Será que as preocupações do apostolo Paulo não são  também as nossas?  

“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam corrompidas as vossas mentes, e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” II Coríntios 11:2,3

A cidade de Corinto era uma metrópole comercial da Grécia, uma das maiores, mais ricas e mais importantes cidades do Império Romano, com uma população de mais 700.000 habitantes, só ultrapassadas por Roma, Alexandria e Antioquia.Situada a uns 80 Km de Atenas, na principal rota comercial do império, pelos seus ancoradouros passava o comércio do mundo.
Foi neste lugar que o apóstolo Paulo ficou um ano e meio (At 18) e fundou uma das maiores igrejas, bem a sombra da filosofia de Atenas.
Uns três anos depois que o apóstolo Paulo sair de Corinto, estando em Éfeso, cerca de 320 Km a leste, do outro lado do Mar Egeu, recebeu uma delegação de lideres da cidade de Corinto que buscava orientação de alguns problemas em estava passando.Foi daí que escreveu estas cartas a fim de exortar os irmãos nos diversos problemas enfrentados.A primeira Epístola aos Coríntios revela os problemas, pressões e lutas de uma igreja que se iniciou numa sociedade pagã.Paulo se referiu a uma variedade de problemas no estilo de vida da igreja de Corinto: facções, divisão, ações judiciais, imoralidade, alimentos oferecidos aos ídolos, introdução de falsos apóstolos, que dizia ter mais autoridade que o apóstolo Paulo, que foi o fundador desta igreja. Outros problemas: dúvidas nas questões dos relacionamentos conjugais, abuso da Ceia do Senhor e dons espirituais, participação da mulher no culto e heresias acerca da ressurreição. A segunda carta aos Corinto um ano depois da primeira (57 d.C), nasce em virtude de como foi a reação dos irmãos de Corinto na primeira carta. Paulo nessa epístola faz uma veemente defesa do seu apostolado, haja vista que os falsos apóstolos vindos da Judéia, tentavam-no desqualificar seu ministério, chamando-o de inconstante, orgulhoso, de aparência e locução inexpressivas, desonesto e sem qualificação como apóstolo de Jesus Cristo. As duas cartas à igreja carismática de Corinto é uma coletânea de doutrinas cristãs fortes e fundamentais que servem como base de como deve se esmerar uma igreja madura, sólida que quer agradar a Cristo. Também nos leva a refletir nossa postura como cristão no mundo contemporâneo, a fim de alicerçarmos nos verdadeiros fundamentos da fé cristã. Paulo é a figura de um pastor preocupado com os desvios de conduta da igreja que ele fundou com lutas, perseguições, orações, e lágrimas, afim de vê-la como noiva de Cristo pura e sem mácula preparada para o encontro com seu noivo (Cristo).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial