quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Deus Criou o Mal?



Resultado de imagem para criação do mal

Se Deus criou todas as coisas, o mal está incluído? Caso a resposta seja afirmativa, por que o criou? Ele não seria, então, um Deus perverso?

É verdade que se Deus criou o mal ele seria um Deus per­verso. Mas não é o que ocorre. O mal é resultado do pecado, e Deus não queria que houvesse pecado no seu universo.

A origem do mal não está em Deus, mas no homem. Quando criou os seres humanos, deu-lhes o Senhor opção de obe­decerem ou de desobedecerem. Quando Adão e Eva decidiram desobedecer a Deus, introduziram o mal no mundo. O mal é um ato ou uma conexão, não um elemento criado.

Deus não criou o mal e também não deve ser responsabi­lizado por sua existência no universo. Ele poderia ter feito as pessoas de tal forma que fossem como robôs que correspon­deriam ao seu sinal. Todavia, isso não faria com que a humanidade tivesse qualquer significado. Deus resolveu criar o homem de maneira que pudesse decidir se iria obedecê-lo ou não.

Além do mais, grande parte do mal que há no mundo é devido à própria escolha do homem. Assassinato, roubo, men­tira, etc. não podem ser atribuídos a Deus. As pessoas decidem fazer essas coisas e precisam ser responsabilizadas.

Embora as catástrofes naturais como terremotos e fome não sejam causadas pelo homem, ele é indiretamente responsável por sua ocorrência. Elas são resultado do pecado do ser humano. Todas as coisas foram afetadas quando o pecado foi introduzido no universo. A ordem perfeita, natural, foi por ele corrompida.

Podemos sintetizar com as afirmações:

1. Deus não criou o mal. O mal é conseqüência da escolha do homem.

2. Deus não pode ser responsabilizado pela existência con­tinuada do mal. O ser humano é que é o responsável, direta ou indiretamente.

103 Perguntas Que as Pessoas Mais Fazem Sobre Deus 
DON STEWART

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial