quarta-feira, 23 de março de 2016

O EXERCÍCIO DA PIEDADE E O EXERCÍCIO FÍSICO

       Leitura bíblica:
       1 Tm 4: 8; 2 Co 5: 3

       Ler com oração:
       “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, pois tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”                                    (1 Tm 4: 8).

       Em 1 Tm 4: 8 Paulo diz: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa”. Precisamos exercitar-nos pessoalmente na piedade. Isso quer dizer que, cada vez mais, Deus deve aumentar em nós. O Deus vivo está em nós; agora devemos permitir que Ele cresça e Se expresse em nós. Que as pessoas vejam em nós que Deus vive e Se expressa. Nós nos exercitamos pessoalmente na piedade.
       Por um lado, Paulo diz que o exercício físico para pouco é proveitoso; por outro, não descuidemos do lado físico. Quando eu era jovem, gostava de exercícios físicos, lutas e ginástica. Depois que conheci a igreja, os irmãos me falaram que era preciso exercitar a piedade, e que o exercício físico para pouco é proveitoso. Comecei, então, a buscar mais a Deus para manifestá-Lo na carne e deixei de lado o exercício físico. Com isso, meu físico foi-se enfraquecendo. Fui para o outro extremo.   
       Nós, que trabalhamos para o Senhor, devemos exercitar sempre a piedade. Cada ano que passa, avançamos na piedade. Suponhamos que iremos viver até 80 anos. De fato já teremos muita piedade e Deus irá querer usar-nos. Entretanto, vários irmãos, quando chegam a uma idade avançada, já têm piedade e estão prontos para serem usados pelo Senhor, têm problemas de saúde, ficam de cama alguns anos e, por fim, partem para o Senhor. Isso também não é adequado. No versículo 8 Paulo diz que “o exercício físico para pouco é  proveitoso”, mas não diz que para nada é proveitoso. Esse proveito não é pessoal, mas para servir o Senhor. Se tivermos boa saúde, poderemos servir melhor. Quando o Senhor nos envia para a obra, nas cidades, nos lugares, às vezes sofremos muito. Pessoas com saúde fraca não aguentam. Por isso, precisamos exercitar também o lado físico.
       É bom frisar que não devemos dedicar-nos apenas ao exercício físico. Se tivermos um físico cada vez mais forte, sem exercitar o espírito, a carne também ficará cada vez mais forte. O número um deve ser o exercício da piedade; segundo, o exercício físico. Se o Senhor voltar em trinta ou quarenta anos, devemos conservar bem o corpo físico para que nos encontremos com o Senhor “vestidos e não nus” (2 Co 5: 3). Por isso, precisamos cuidar do nosso corpo. Havendo oportunidade, façamos exercícios, pois isso é bom. Todavia, não estamos aqui ordenando que os santos façam exercícios físicos; mas esperamos que isso ocorra. Embora para pouco seja proveitoso, ainda é proveitoso. Quando o Senhor voltar, teremos conservado o corpo físico, e não passaremos pela morte. Graças ao Senhor!

Palavra-chave: Saúde.

Pergunta: Quais os benefícios do exercício físico para o exercício da piedade?

TEXTO EXTRAÍDO DO ALIMENTO DIÁRIO:“APODERAR-SE DA VERDADEIRA VIDA”, DE AUTORIA DO IRMÃO DONG YU LAN, PUBLICADO PELA EDITORA ÁRVORE DA VIDA.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial