segunda-feira, 18 de maio de 2015



Tema do mês: minha família no altar. Josué 24.15
Domingo 17/05/2015
Esboço da mensagem
Parte III
RAPOSAS QUE DESTROEM O CASAMENTO
Em Cântico dos Cânticos 2.15 lemos:
“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas; pois as nossas vinhas estão em flor”.





INTRODUÇÃO
Essas raposinhas representam coisas aparentemente insignificantes que, todavia, podem destruir o casamento. Algumas dessas raposinhas, que precisam ser evitadas, são as seguintes:
1. Desrespeito - Intimidade não quer dizer desrespeito. Duas pessoas que se amam se respeitam, e tudo fazem para honrar e engrandecer a figura de seu cônjuge. Esposa que fala mal do marido, marido que fala mal de sua esposa, está demolindo seu lar.                                          "Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."  (I Coríntios 7 : 5)
2. Ciúmes - Há quem pense que ciúme seja manifestação de amor. É, sim, manifestação de desequilíbrio. A pessoa ciumenta é enferma e irá, aos poucos, com a sua impertinência, destruindo seu casamento. O ciumento cria rixas, agride e magoa injustamente."Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança."  (Provérbios 6 : 34)  Egoísmo/possessão - O casal deve viver para os dois e para os filhos. Quando um dos cônjuges procura atrair todas as atenções para si, ao invés de dar atenções para o outro, o casamento está em perigo.
3. Mentiras - Cuidado com as mentiras! Mesmo aquelas que começam pequenas. A mentira desemboca fatalmente na desconfiança, e o cônjuge que descobre que a outra parte mente tornar-se um eterno desconfiado. Isso pode destruir uma relação conjugal.                          "A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador."  (Provérbios 14 : 25) "A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará."  (Provérbios 19 : 5)

4. Hábito de discutir - A Bíblia diz: “É melhor morar sozinho, num quarto de pensão, do que numa bela casa, com uma mulher briguenta e implicante” (Pv 25.24). Discutir, queixar-se, reclamar, murmurinhar é como gripe - alastra-se pela vida do casal. É como praga, como vício. E é um vício que vai dominando sorrateiramente. É um veneno para o casamento.
5. Falta de perdão - Quem não aprende cedo a lição do perdão vai acabar tendo que enfrentar a questão do divórcio no casamento. Sem perdão relação nenhuma a dois sobrevive. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.(Mateus 6.14,15).
"E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;"  (II Coríntios 2 : 10) "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."  (Efésios 4 : 32)
6. Falta de tempo - Nos dias de hoje os maridos são ativistas e consumistas. As mulheres são super-ocupadas. Os recém-casados trabalham o dia inteiro e estudam à noite, com mil coisas atrasadas para resolverem nos fins de semana... Cuidado! Casais que não gastam tempo juntos são casais que vão se superficializando, esfriando, se afastando. "Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente."  (Provérbios 5 : 19) Salomão avisou o seu filho para que fizesse três escolhas importantes - ¹tratar sua mulher com carinho como um delicado objeto de afeição, ²concentrando-se somente em seu corpo e na sua sexualidade   e ³deixe que a afeição e a devoção dela o dominem

7. Infidelidade - O impacto que a infidelidade proporciona a um casamento é forte e muitas vezes devastador. A indústria do cinema já tratou do tema em vários filmes. O mais conhecido deles é "Atração Fatal", estrelado por Michael Douglas e Glenn Close. Não vale a pena! Precisamos ser vigilantes! 27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar,  já em seu coração cometeu adultério com ela.

CONCLUSÃO:
A raposa é conhecida na Bíblia e também na literatura clássica como um animal astuto, perigoso, traiçoeiro, causador de danos. Sigamos o conselho bíblico: matemos as raposinhas, antes que elas destruam a nossa vinha (o nosso casamento) que está em flor!

Essas raposinhas foram as responsáveis pelo fim de muitos casamentos.


Pr. Daniel dos Santos


Ajude nosso ministério, Faça uma doação de qualquer valor no Banco do Brasil Agencia 3900-4 c/c 18133-1




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial