quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A receita da Felicidade

Por Moisés Sampaio


Salmos 1:1-6 
1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 - Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 - Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.


Esse salmo faz uma comparação entre as atitudes do justo e do ímpio. Entre a sorte de um e do outro. Incentiva-nos a procurar a palavra de Deus para obtermos a verdadeira felicidade. Observamos o que o texto fala sobre o justo e o ímpio e aprendamos sua lição.



Feliz é o homem que: (presente)

O segredo da felicidade está na prioridade que damos para o Senhor em nossas vidas. A busca da vontade do Senhor nos capacita a vencer as forças e tendências do pecado que tanto nos assedia.

Temos três verbos importantes nessa passagem que devemos levar em conta: andar, parar, e assentar.

1. Não anda segundo o conselho dos ímpios

Na cultura judaica, era natural que os mais novos fossem instruídos quanto à vida pelos conselhos dos mais velhos ou anciãos. Quando os conselheiros observavam e priorizavam a palavra de Deus, a nova geração recebia uma santa direção. Porém, quando a velha liderança negligenciava a vontade de Deus, a nova geração respondia a isso se comportando de forma contrária às sagradas escrituras. É dito acerca da lei: E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ditando-te e levantando-te (Deuteronômio 6:7).

Andar – Andar fala da mobilidade e capacidade de ir e vir, deslocamento, caminhar, seguir. No caso em questão, ser convencido e mobilizado pelos conselhos, idéias e planos daqueles que não querem nada com Deus, e demonstram uma latente prática pecaminosa é algo que Deus não aprova.
O que nós esperamos ganhar seguindo as diretrizes daqueles que são avessos à nossa fé?

Concordar com os planos malignos daqueles que não seguem a Jesus é muito perigoso para um homem que tem a mente de Cristo. Tramóias e trapaças contra os outros, invejas, planos sórdidos, interesses escusos e egoístas, desejo de derrubar e passar por cima dos outros no ambiente de trabalho e na igreja, incentivo ao revide e à vingança baseados em um senso de justiça errado. Incentivo a pecar como se o pecado não fosse pecado, seguir os achísmos mundanos destituídos da luz das sagradas escrituras e seguir pensamentos heréticos aceitos pelos menos esclarecidos na Palavra. Tudo isso pode ser caracterizado como ter a vida norteada e mobilizada pelo conselho dos ímpios.

Quem para e se assenta para ouvir os ímpios, andará e direcionará sua vida segundo os seus conselhos.

É uma situação muito ruim quando aconselhamos e ajudamos aqueles que estão necessitados e os vemos seguindo um caminho oposto à orientação que julgamos ser a melhor. Quando você observar um crente priorizando as coisas que no principio da caminha de fé, perderam a preferência por causa do amor a Cristo e Sua obra,  é uma sinal de que este está desprezando a Palavra de Deus e andando no caminho dos pecadores.
2. Nem se detém no caminho dos pecadores

BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:1-2 )


Era comum o povo se ajuntar em praças e lugares públicos para debaterem, ou ouvirem de um mestre conselhos acerca da vida e das escrituras. No episódio de João 8, onde uma mulher apanhada em adultério foi trazida e jogada aos pés de Jesus, retrata muito bem esse cenário. Jesus estava assentado ensinando no templo.
Deter ou parar – É como alguém que vem andando, vê e para junto a uma aglomeração de pessoas observando um cidadão que está a realizar alguma atrativa atividade.

Para pararmos e nos determos no caminho dos pecadores primeiro temos que ser atraídos por ele. As atrações do pecado são muitas e sua intenção ao chamar nossa atenção é parar nossa caminhada cristã. Podemos enumerar uma série de atrativos que podem nos fazer parar no caminho do pecado.

A aparente prosperidade do ímpio atrai as pessoas a ouvir seus conselhos de sucesso. A possibilidade da fama rápida poderá nos fazer seguir passos pecaminosos. A observância dos padrões mundanos como o divórcio e o secularismo da moda sensual em meio à igreja podem fazer esmorecer a moral, a santidade e por fim a instituição. O entretenimento sutilmente inocente que passa mensagens e conselhos pecaminosos, mas que de certa forma, tenta imprimir em nossas mentes a mensagem de que tudo é normal e natural, e que não “é” necessariamente... pecado. Até uma simples necessidade atendida poderá nos levar a se enrolar sorrateiramente e aceitar as propostas do pecado.
É muito perigoso quando nos encontramos admirando um estilo ou modelo de vida não respaldado nas Escrituras.
No mundo em que vivemos devemos ter a capacidade de avaliar o que se nos apresenta, para não sermos atraídos e envolvidos por práticas que não agradam a Deus. Tal julgamento deve ter como fundamento a Palavra do Senhor.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11)

Se não procuramos nos envolver com a palavra de Deus, fatalmente nos envolveremos com a prática do pecado. Observe o mesmo versículo modificado em apenas uma palavra. Não escondi a tua palavra no meu coração, para eu pecar contra ti. (Salmos 119:11) Despreze a palavra de Deus e o seu coração será envolvido pelo pecado, a eleja e o pecado perderá o seu poder.

3. Nem se assenta na roda dos escarnecedores.


Eram comuns os juízes, anciãos, ricos, aqueles que necessitavam tratar algum assunto público, os interessados e curiosos dos assuntos da comunidade se assentar à porta principal das cidades (por onde se fiscalizava e tributava as mercadorias que entravam para o comércio local), ou nas praças, ou na entrada de um grande prédio. Nesses lugares eram discutidos muitos assuntos ou adotadas muitas práticas, que às vezes não condiziam com a vontade do Pai celestial. Balanças enganosas e tendenciosas, julgamentos comprados, falsas testemunhas, entre outros. Eram práticas comuns para aqueles que não observavam a lei do Senhor.

Assentar – significa fazer alguém tomar assento, colocar sobre algo, assentar as fundações de uma casa. Anotar por escrito, registrar. Determinar, estipular, concordar, combinar e ajustar-se à determinada regra.

Assentar-se na roda dos escarnecedores era se juntar com aqueles que são dados a fazer escárnio; censura sem piedade, ridicularizar; zombar, fazer pouco de alguém, e planejar o seu mal.  É permitir que esses vis pensamentos tomem lugar em nossas mentes a ponto de se transformarem em vis atitudes. É estar envolvido em comunhão a tal ponto que os pensamentos pecaminosos dos ímpios sejam escritos e registrados no nosso coração. É concordar com eles em suas práticas e idéias a ponto de nos ajustarmos às suas diretrizes e normas de vida.

É o passo intermediário para um caminhar em pecado. Primeiro é o se parar, depois o assentar, e finalmente o caminhar, com e como os pecadores.

Devemos nos afastar das situações que possam nos levar a sermos orientados a uma prática de vida contrária à vontade de Deus. Não somos obrigados a dar ouvidos ou audiência a aqueles que desprezam e até zombam do caminho de Cristo. É comum pararmos para ouvir estrelas e astros que não tem nada a oferecer, mas que tem o poder de nos atrair por conta do glamour e fama em que vivem. Pessoas que até chegam a fazer chacota de nossa fé, nos tomam como um povo pouco ou nada esclarecido. Desprezam-nos por fundamentarmos nossa vida na bíblia. Essas pessoas não merecem nossa atenção. Pena que ainda alguns não atentam para isso.
Não somos obrigados a ouvir ou assistir alguém ou algum programa que zomba e/ou deprecia nossa fé. Observe que o diabo prepara, elege, glorifica e prepara um meio de o estilo de vida e idéias daqueles que deseja usar como instrumento de aconselhamento e formação de opinião pecaminosos.

Quando era garoto, meus pais ensinavam que: “Quem se junta com quem não presta, vai ser tomado como tal e mais cedo ou mais tarde não vai prestar também”.  Com quem andamos? Provérbios 13:20 diz:  O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. Nossa orientação vem do Senhor e de sua palavra.

Quer ser feliz? Priorize o que ensina as Escrituras. Quer andar como andam os santos? Deixe o Espírito Santo aplicar a Palavra de Deus em sua vida. A busca do Senhor nos capacita a vencer o poder e a influência do pecado, bem como a tendência à uma vida ímpia.

Antes tem: (prioridade)

O que temos priorizado caracterizará nosso modo de vida. Devemos  priorizar o Reino de Deus e seremos caracterizados como cidadãos desse Reino. O justo tem o seu prazer na lei do SENHOR, e nela medita de dia e de noite, constantemente. Essa passagem pode fazer referências a três situações:
• A prioridade por Deus na hora das escolhas em detrimento das práticas pecaminosas. Por escolher em seguir ao Senhor, o homem de Deus é fortalecido para não entrar na pratica do pecado. A ordem dos versículos 1 e 2 podem ser alternadas e ambas mostram para nós que existe uma forte ligação entre as nossas escolhas e o nível de força que teremos para vencer ou não ao pecado. Gálatas 5:16-17 diz:  Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
• A lei da semeadura – o que estou plantando hoje dirá o que vou colher amanhã. Se antes temos prazer na lei do Senhor, amanhã não nos aconselharemos com os ímpios, pararemos em seu caminho ou nos assentaremos para comungar de suas práticas. Gálatas 6:7-8 -  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

• Fala também de constância no servir ao Senhor. Somos constantes em ser fieis a Deus, seremos constantes em nos afastar do mal. É como uma gangorra. Ao estarmos em alta com Deus, estamos em baixa com o pecado.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (I Corintios 15:58)

O que estamos priorizando no nosso dia-a-dia? A lei do Senhor ou a nossa vontade. Busquemos primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33). Deus conhece o caminho do justo. Esse é o caminho, andai nele. Essa é a receita do homem feliz

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial